Na manhã do dia 21 de Outubro, Dom Edson Oriolo abriu a sequência de palestras do Evangelizar Summit com o tema “O futuro da Evangelização é hoje!”
O bispo da diocese de Leopoldina, começou o momento citando o escritor e historiador Yuval Harari, para explicar como temos que olhar para o passado para entender o futuro.
Da mesma forma, precisamos compreender o passado do processo evangelizador da Igreja para pensarmos o futuro da evangelização.
“Pois, a Igreja é convidada a anunciar o Evangelho, com discernimento e ousadia, cumprindo sua missão, nos “areópagos” de nosso tempo!” mencionou Dom Edson Oriolo
E para que você também seja impactado, com essas e outras frases de Dom Edson Oriolo, separamos 4 momentos que foram o auge de sua palestra sobre Evangelização. Confira!
“Precisamos aderir às metodologias novas para uma nova evangelização!”
Muitas vezes encontramos em nossas comunidades a resistência daquela síndrome de Gabriela:
“Eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou sempre assim…Gabriela”.
Essa música de Dorival Caymmi é símbolo de um comportamento comum, de pessoas obstinadas que acreditam que não precisam mudar ou adaptar seu comportamento a novas situações.
Mas para que a missão da Igreja em evangelizar aconteça, precisamos adquirir novos meios e métodos!
O Próprio Cristo se adaptava a cultura, linguagem e metodologias acessíveis a Seu povo:
“Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado.” (Lc 13, 18-21)
Para uma mulher, dona de casa no período de Jesus, entender a função de um fermento na massa, uma analogia muito simples e próxima de suas realidades.
Assim como, usava dos melhores meios para que o anúncio do Reino acontecesse: Ele subia em barcos, e altas relvas, para que o som fosse amplificado no meio da multidão!
Assim, precisamos repensar a evangelização diante de tantas mudanças rápidas e profundas!
Evangelizar assumindo as regras da profissionalização
Em diversos momentos, Dom Oriolo enfatizou a importância da Profissionalização da Evangelização:
Pois o evangelizador precisa ser como um profissional, usando as habilidades, treinamentos e experiência, para que mais evangelizados tornem-se evangelizadores!
O profissional é aquela pessoa que deve, por ofício, apresentar resultados concretos.
O nível de profissionalismo em nosso país é ainda deficiente. Falta combinação entre o profissional e o profissionalismo. Nessas perspectivas, necessitamos pensar metodologias, estratégias e ferramentas para lançar a Boa-Nova, isto é, para que a ação evangelizadora da Igreja seja mais ousada, visionária e proativa.
“Para evangelizar é preciso ter clareza da missão!”
Ao falar da importância de ter clareza na missão para dar fundamento a evangelização, Dom Oriolo citou novamente Yuval Harari:
“Em um mundo inundado de informações irrelevantes, clareza é poder! Diante de tantas informações irrelevantes que recebemos todos os dias, esclarecer é lucidez para percebermos as questões cruciais que estão por trás das promessas e dos números (de pesquisas e projetos), declarados com tanta eloquência por pessoas absolutamente despreparadas para ocupar cargos relevantes no governo.”
(cf. Yuval Harari – 21 Lições do Século XXI).
Isso significa que precisamos ter clareza sobre a nossa missão pastoral. Qual a finalidade e a razão de ser da Paróquia? Por que eu estou nessa pastoral? Preciso ter clareza dos conceitos!
As coisas não caminham bem quando não temos a clareza do que fazemos, porque estamos fazendo cada ação! Podemos usar muitas metodologias, mas se não tivermos clareza, nada vale.
Leia também: Agência lança Programa para acelerar a evangelização da Igreja no Brasil
“Testar métodos e formas diferentes, mas não esquecer do Espírito Santo, Ele é principal!”
O Espírito Santo de Deus, sempre foi e sempre vai ser o protagonista de toda a evangelização. Devemos testar métodos e formas diferentes, mas não podemos esquecer que é o Espírito Santo o agente principal de toda ação evangelizadora! A preparação mais apurada do evangelizador nada faz sem Ele!
“O Espírito Santo é o agente principal da evangelização: é Ele, efetivamente que impele a anunciar o Evangelho, como é ele que, no mais íntimo das consciências, leva a aceitar a Palavra da salvação.” (EN 75)
Que as palavras de Dom Edson Oriolo sejam um verdadeiro impulso para as ações evangelizadoras na sua comunidade ou Paróquia.
E para continuar o processo formativo, você já pode ver e rever todas as palestras e momentos do Evangelizar Summit.