Lidar com o dinheiro pode ser um desafio para muita gente, seja por dificuldades financeiras pontuais ou pela falta de planejamento financeiro das pessoas. Logo, com a arrecadação do dízimo não é diferente.
Deste modo, é muito importante que nossas comunidades estejam atentas e busquem alternativas para não apenas manter, mas aumentar a arrecadação do dízimo. E ainda, que isso aconteça sempre de forma sustentável e harmônica. Para ajudar, elencamos algumas dicas que podem ajudar sua paróquia.
Evangelize mais para melhorar a arrecadação do dízimo
Quando pensamos em dízimo, precisamos manter o foco na evangelização. Etão, se sua comunidade deseja ampliar o número de dizimistas, ela precisa ampliar o número de pessoas evangelizadas. Portanto, quanto mais pessoas participando da vida comunitária, mais oportunidades de aumentar a arrecadação do dízimo.
Esse cálculo não significa inserir um conceito utilitarista. Ao contrário, não é uma conta meramente material: como se fôssemos evangelizar apenas porque queremos mais arrecadação, mas uma consequência natural.
O encontro com Jesus proporciona sentimento de pertença. Entenda: se as pessoas se sentem parte da família, na dimensão paroquial, certamente se sentirão responsáveis pela obra de Deus e investirão seus dons espirituais e materiais.
Mantenha o banco de dados atualizado
Para manter o índice de fidelidade satisfatório, é preciso manter um relacionamento estreito com o dizimista, portanto, é fundamental que os dados cadastrais dele estejam atualizados. Portanto, número de telefones, e-mail e endereço são muito importantes para as estratégias de relacionamento.
Invista em plantões pastorais
É muito comum ver os plantões do dízimo acontecendo nas paróquias e é muito importante que eles existam. Mas, a sugestão aqui é ampliar e fazer plantões com outras pastorais.
Por meio deles, divulgar o que é feito pela evangelização, usando a criatividade: a propaganda é a alma do negócio!
Explicando: as pessoas saberem o que a paróquia está fazendo ajuda a motivá-las na adesão e aumento da arrecadação do dízimo!
Estreite o relacionamento com os atuais dizimistas
Para garantir a fidelidade é fundamental que sua paróquia tenha definida uma estratégia de relacionamento com os dizimistas. Portanto, esta estratégia deve ser baseada em dois aspectos: relacionamento com os dizimistas fiéis e relacionamento com os dizimistas que não têm conseguido partilhar com constância.
Ex. um plano de relacionamento com o dizimista fiel, pode ser o envio de um email ou uma mensagem pelo celular de agradecimento depois que ele fez a devolução do dízimo.
Já uma estratégia para quem não consegue ser constante pode ser um e-mail ou mensagem por telefone convidando ele para uma atividade evangelizadora na paróquia, isso pode despertar nele a lembrança de que precisa colaborar com a arrecadação do dízimo.
Tenha uma campanha para arrecadação do dízimo
Uma ótima sugestão para garantir sempre o aumento da arrecadação do dízimo é desenvolver, executar e avaliar uma campanha para o dízimo. Portanto, se sua paróquia ainda não tem, é importante começar a pensar a respeito. Por exemplo, você pode reunir os membros da Pastoral da Comunicação para ajudar na elaboração, ou ainda pode contratar uma agência que faça este trabalho.
Faça um planejamento
Ninguém chega a lugar nenhum se não souber aonde deseja chegar. Portanto, elabore um planejamento para a Pastoral do Dízimo, mesmo que seja de curto prazo. Elaboramos uma planilha que ajudará você neste processo. Clique aqui para baixar gratuitamente.
Avalie os resultados
Por muitas vezes, planejamos e até executamos ações, mas nem sempre é feita uma avaliação de execução e resultados. Desse modo, você que trabalha com o dízimo precisa avaliar os resultado alcançados.
Primeiro, a sugestão aqui é, mensalmente, fazer um relatório de avaliação analisando os resultados financeiros, como também os resultados evangelizadores. Para facilitar, na mesma planilha que você baixou para elaborar um planejamento, colocamos modelos de relatórios de avaliação que irá ajudar você neste processo de arrecadação do dízimo.
Até o próximo post!
Jean Ricardo
Empreendedor na evangelização, apaixonado por planejamento e marketing digital. É CEO da Dominus Evangelização e Marketing, comanda o time de evangelizadores. O seu coração está na evangelização!