Fundamentos da Pascom II - Da missão até as características do coordenador o que é preciso saber - Dominus Comunicação

Fundamentos da Pascom II – Da missão até as características do coordenador o que é preciso saber

Se você chegou direto neste conteúdo, convido você a ler primeiro: Fundamentos da Pascom I: A natureza da Igreja é comunicar. 

Agora que você já fez a leitura, vamos compreender um pouco mais sobre alguns fundamentos da PASCOM II. Por isso, nesse conteúdo vamos tratar da missão e das características do coordenador desta importante pastoral.

Fundamentos da Pascom: a missão do coordenador  

Quero, neste primeiro momento, deixar claro que não se trata de uma regra e nem de uma receita de bolo. Mas, da minha percepção e experiência nos mais de 20 anos atuando como profissional e evangelizador na comunicação. 

A missão do coordenador da Pascom, seja ele no âmbito diocesano ou paroquial, está diretamente ligada à natureza da Igreja, ou seja, a evangelização. Logo, o coordenador da Pastoral da Comunicação, antes de mais nada, é um evangelizador, um missionário. 

Se ele não tiver claro o seu papel e sua atuação no processo de evangelização, ele vai atuar como um mero executor de atividades de comunicação. Desse modo, tornará a missão dele superficial e sem a “vida” necessária. 

A pessoa que exerce a função de coordenador da Pascom deve ser alguém apaixonado por comunicar, alguém que traz, na sua identidade, a comunicação. Afinal, não só possui capacitação técnica, como também tem enraizado em seu coração o espírito missionário. 

Desse modo, o coordenador da Pascom precisa ser alguém que tenha interesse em aprofundar seu conhecimento sobre o processo evangelizador e como a comunicação é parte fundamental para o exercício da evangelização. 

Na sua atuação dentro da pastoral, exercerá seu papel de coordenador, buscando capacitar e impulsionar o uso dos meios de comunicação não só dos membros da Pastoral da Comunicação, mas também contribuir no processo formativo de todos os agentes pastorais. Portanto, logo abaixo, apresento algumas características que podem contribuir para o sucesso da sua atuação:

Criatividade e inovação

O coordenador da Pascom precisa ser alguém criativo e inovador. Estas características são marcas preciosas de alguém que trabalha com comunicação. Por isso, não é à toa que donos de agências de comunicação são pessoas criativas e inovadoras. Sendo assim, se você tem lideranças na sua paróquia com muita criatividade e inovação fique de olho! Pode ser que você tenha um ótimo coordenador para a Pascom.

Curiosidade e inquietação 

Pessoas que atuam na comunicação são pessoas curiosas que estão sempre buscando conhecimento. Elas não conseguem ficar muito tempo fazendo a mesma coisa. Quem trabalha com comunicação é alguém que está constantemente buscando conhecimento e não consegue ficar parado. 

Ama tecnologia e pessoas 

Um bom comunicador tem muito interesse e ama trabalhar com tecnologia e com pessoas. Ele sabe que a tecnologia vai facilitar seu trabalho e vai ajudar a aproximar ele do público. Essa é outra paixão do comunicador! Estamos sempre interessados em conhecer pessoas e contribuir para que elas sejam felizes. Um bom coordenador da Pascom está sempre aprendendo sobre tecnologia e como alcançar as pessoas.

Estabelece relacionamentos e ama diversidade

Algo que é fundamental nas características do comunicador é que ele é uma pessoa que está constantemente estabelecendo conexão com as pessoas. Portanto, o coordenador da Pascom deve ser alguém que constrói relações. Infelizmente, muitas vezes vemos agentes da Pastoral da Comunicação vivendo numa espécie de “bolha pastoral”. Sendo assim, isso é muito prejudicial para a ação evangelizadora. 

Outro ponto importante é que o líder da comunicação é alguém que ama a diversidade. Ele não é alguém acostumado com a uniformidade. Por isso, ele gosta do que é diferente, os estilos, os gostos, as ideias, tudo que pode agregar valor ao trabalho evangelizador, ele está disposto a conhecer e a abraçar. 

Técnica, espiritualidade e doutrina 

Outra característica fundamental do coordenador da Pascom é sua necessidade de aprender mais sobre a parte técnica e profissional da comunicação. Desse modo, está sempre disposto a aperfeiçoar os seus conhecimentos em vista do Reino de Deus. Ele sempre tem claro a necessidade de integrar, técnica, espiritualidade e doutrina. Juntas elas possuem uma força capaz de transformar a evangelização. 

Conclusão

Fico feliz por você chegar até aqui, espero que este conteúdo tenha contribuído para o seu conhecimento. Nos vemos em breve! 

 

 

 

 

 

 

Jean Ricardo

Empreendedor na evangelização, apaixonado por planejamento e marketing digital é CEO da Dominus Evangelização e Marketing, comanda o time de evangelizadores. O seu coração está na evangelização!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *