Sem dúvida, você já deve ter visto em alguns conteúdos que Dominus produz o termo Profissionalização da Evangelização. E é justamente por isso que nós vamos trazer aqui os conceitos de OKRs e NCTs.
Jean Ricardo, CEO da Dominus costuma dizer que “Profissionalizar é fazer as coisas bem feitas!” Em outras palavras, é promover um novo olhar sobre o “fazer bem feito”, que não é fazer somente o básico, mas implementar tudo o que for necessário para que as pessoas alcancem a melhor experiência possível com Jesus!
E por isso, muitas ferramentas, do mundo dos negócios, das grandes corporações, do marketing e que a gestão utiliza no meio secular, não só podem, como devemos implementar em nossas comunidades, para evangelizar mais e melhor!
E foi pensando nisso, que o Jean Ricardo, CEO da Dominus, trouxe as metodologias OKRs e NCTs para o Evangelizar Summit 2023, e desvendou esse universo com os participantes.
Então, vamos conferir como foi essa experiência?
Conceitos de OKRs e NCTs
Antes de mais nada, OKRs e NCTs são dois sistemas de gestão e planejamento que ajudam as organizações a definir metas, acompanhar o progresso e alcançar resultados específicos.
OKR é a sigla de Objectives and Key Results, que em português significa Objetivos e Resultados-Chave. Em outras palavras, as OKRs ajudam as empresas a focarem no que é mais importante.
Usamos o sistema OKR para estabelecer metas desafiadoras e mensuráveis, bem como para alinhar os esforços da organização em direção a esses objetivos.
Essa ferramenta popularizou-se devido a utilização em grandes empresas como o Google.
Já NCT, é uma abreviatura para Narrativas, Compromissos e Tarefas. Esse sistema tem como objetivo promover a clareza e a transparência nas organizações.
Ambas metodologias são usados para melhorar o desempenho e a eficácia, mas têm abordagens diferentes. Então, a seguir, iremos compreender melhor cada uma delas.
OKRs
Em primeiro lugar, a letra O de OKR são os “Objetivos”, que nada mais são do que metas a serem alcançadas, enquanto os Key Results ou “Resultados-chave” são as métricas específicas que indicam progresso em direção a esses objetivos.
Geralmente, os objetivos são ambiciosos e inspiradores, ou seja, não podemos “pensar baixo” para defini-los!
Isso porque eles ajudam as equipes a focar nos resultados mais importantes e a avaliar seu sucesso de forma clara.
Falando em objetos para a realidade de nossas Igrejas, precisamos começar a cultivar uma cultura de uma evangelização que não seja medíocre, ou mediana, onde o mais ou menos seja suficiente! Não! Precisamos deixar para trás atitudes e falas como:
“Vamos fazer só que dá para fazer…”
“O que a gente não consegue fazer, pode deixar que vai vir alguém que faça…”
Pelo contrário, precisamos deixar um legado evangelizador por onde passarmos! Por isso as nossas metas devem ser grandes, sonhos altos, como os próprios santos da nossa Igreja, que sonhavam grandes coisas!
Exemplo prático de OKR
A seguir, confira um exemplo para entender na prática como as OKRs podem ser aplicadas na sua realidade comunitária:
NCTs
O Sistema NCT é uma estrutura de planejamento que se concentra em alinhar esforços em torno de narrativas para criar um contexto mais amplo para as atividades diárias.
Ele inicia com uma visão geral (Narrativas), passando pelos compromissos específicos assumidos para alcançar essa visão (Compromissos) e, por fim, detalhando as atividades necessárias para cumprir esses compromissos (Tarefas).
É uma excelente ferramenta para organizar, comunicar e acompanhar o progresso em direção a metas e objetivos.
De maneira prática, no contexto pastoral, as NCTs podem nos ajudar a ter clareza, do porque cada um de nós faz as coisas.
Por mais incrível que possa parecer, muitos agentes de pastoral, estão servindo na igreja, mas não sabem por que elas realmente estão ali!
Dentro da NCT, estãos as narrativas, compromissos e tarefas:
- Narrativas: São descrições ou histórias que explicam o contexto, os objetivos e o propósito por trás de um projeto. Elas fornecem uma visão geral do que está sendo feito e por quê. As narrativas explicam a situação, os motivos para a ação e o contexto.
- Compromissos: São compromissos específicos e claros assumidos por indivíduos ou equipes para atingir os objetivos ou resolver problemas mencionados nas narrativas. Podem incluir metas e responsabilidades. Geralmente são de longo prazo.
- Tarefas: São as ações ou atividades, concretas, de curto prazo, que precisam ser realizadas para cumprir os compromissos estabelecidos. Elas são as partes menores e mais detalhadas do trabalho que precisa ser feito.
Compromisso quantitativo e de Desenvolvimento
Para cada narrativa, você precisa ter alguns compromissos. Nem sempre esses compromissos são numéricos, pois isso vai depender se o objetivo é quantitativo ou de desenvolvimento.
Um compromisso quantitativo está sempre relacionado a um número da comunidade. Exemplo disso pode ser pode ser o aumentar número de pessoas engajadas, diminuir o número de dizimistas que não contribuem ou mesmo aumentar a participação dos jovens.
Em outras palavras, todo projeto que tem como compromisso a melhoria objetiva de um número é um compromisso quantitativo.
Por outro lado, existe também o Compromisso de desenvolvimento, que está relacionado justamente com os objetivos não numéricos.
Nesse caso, podemos ter como exemplo a necessidade de elaborar uma página, dentro do site da minha Paróquia, para receber as contribuições e partilhas do dízimo. Como podemos ver, essa meta não está relacionada a um crescimento quantitativo, mas a construção de uma solução.
Um outro exemplo prático, mas relacionado a área pastoral, é convidar os jovens para desenvolver ações para formarem uma pastoral universitária em minha Paróquia. Em outras palavras, esse compromisso exige iniciar e construir uma nova atividade.
A melhor parte do NCT é que as pessoas passam a compreender melhor porque elas fazem cada atividade, assumem cada missão, e estão na Igreja.
Além disso, a NCT é uma maneira de impulsionar os benefícios do planejamento estratégico. Afinal, ela é capaz de manter as ações do dia a dia alinhadas com a visão macro e, também, fornece uma ótima interface com outros métodos ágeis.
Exemplo prático de NCT
Agora que você compreendeu como funciona o Sistema NCT , que tal um exemplo prático que envolva todas as etapas de um projeto? Então confira:
OKRs e NCTs na sua comunidade!
Então, agora é como você! Que tal implementar essas metodologias aí na sua realidade e transformar as ações pastorais e de arrecadação?
E se durante esse processo as dúvidas aparecem, chame o time da Dominus para implementar essa metodologia aí na sua Comunidade!
Se você deseja ver na íntegra essa e outras palestras do Evangelizar Summit, acesse aqui