O evento reuniu grandes nomes da evangelização católica para compartilhar experiências e estratégias de evangelização para diferentes públicos e assim trazer as pessoas para o caminho da espiritualidade.
O Evangelizar SUMMIT encerrou nesta quarta-feira (23), dois dias de grandes palestras, momentos de espiritualidade e trilhas de conhecimento sobre a evangelização hoje. Realizado na Faculdade Paulus de Comunicação e Tecnologia, o evento reuniu 150 de participantes, incluindo 78 instituições entre dioceses e paróquias.
Figuras Importantes no Evangelizar Summit
O evento contou com a presença de figuras importantes como Dom Edson Oriolo, Arcebispo da Diocese de Leopoldina, Tom Corcoran, Ziza Fernandes, Roberson Pinheiro, Jean Ricardo, Lydiana Rossetti, Pierre Patrick, Bruno Galetti e Pe. Rodrigo Hurtado, que participaram mostrando estratégias e soluções para os desafios da evangelização usando a tecnologia.
Expectativas e realidades no Evangelizar Summit
Entre os participantes foi possível observar as expectativas com o evento, como a irmã Débora, Religiosa das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, que enfatizou: “Espero engajar não só a parte vocacional da Congregação, mas também a Rede Educacional com projetos de evangelização para os alunos e suas famílias”.
O participante Fernando, da Catedral de Santo Antônio em Osasco, ressaltou: “Os maiores desafios são as pessoas que têm muita informação e pouco conhecimento, que são coisas precisas e outro desafio é alcançar pessoas com as palavras”.
Evangelizar Summit e Transformação da vida
Durante a abertura do Evangelizar Summit, Jean Ricardo, fundador da Dominus Evangelização e Marketing, destacou: “Como a vida dos discípulos foi transformada por uma pessoa, Jesus Cristo, nós também devemos mudar a vida das pessoas, e assim, tornar a vida delas extraordinárias com Jesus.
E acrescentou: “Como é que nós evangelizadores transformamos dias comuns, das pessoas em dias extraordinários, em momentos que mudam não só a vida das pessoas, mas das futuras gerações?”
O evento ofereceu uma programação diversificada. No primeiro dia, tivemos palestras com reflexões profundas sobre a evangelização e a comunicação na Igreja.
O primeiro palestrante do dia, Tom Corcoran, abordou a importância de uma comunicação eficaz e da criação de experiências paroquiais impactantes.
Robson Pinheiro, falou sobre Inteligência Artificial na vida pastoral, destacando seus desafios e potencial.
Trilhas de conhecimento no Evangelizar Summit
As trilhas de conhecimento focaram na evangelização digital e estratégias para integrar a fé às novas tecnologias e cuidados para o melhor funcionamento pastoral.
Após as trilhas de conhecimento, tivemos a Santa Missa e um Happy Hour que fechou o primeiro dia do evento.
Segundo dia de Evangelizar Summit
No segundo dia, o evento começou com a Santa Missa presidida por Dom Edson. Em seguida, aconteceu a Plenária 1 Tom Corcoran abordou o discipulado como o reconhecimento de Jesus como Messias e o compartilhamento dessa fé em comunidade, com pastorais em conjunto para o bom anúncio do evangelho. A Plenária 2 Dom Edson Oriolo falou sobre a Sinodalidade, destacando que a Igreja é um espaço de esforço coletivo para a missão, onde todos têm voz e são ouvidos.
Dom Edson Oriolo – “A Igreja existe para a missão”
Ele enfatizou a importância da união para enfrentar, com fé, os desafios diários, também alertou sobre os perigos da “pós-verdade” e deu dicas sobre como enfrentá-la, destacando a importância de ver a realidade e evitar julgamento precipitados, especialmente no ambiente digital, pois dentro das telas somos diferentes do real.
Tom Corcoran – Ferramentas práticas para a evangelização e reconstrução paroquial
Na terceira plenária, Tom Corcoran apresentou ferramentas práticas para a evangelização e reconstrução paroquial, ressaltando que mudanças positivas exigem esforço, enquanto as negativas surgem da inércia, incentivando a agir em benefício do mundo descontente com o mesmo, seja diferente, assim acontece a verdadeira reconstrução, pois a podridão que existe no mundo não pode ser nossa realidade.
Ziza Fernandes – Arte e Beleza como Estratégia Evangelizadora
Na quarta plenária, Ziza Fernandes destacou a “Arte e Beleza como Estratégia Evangelizadora”, enfatizando a urgência de vocações para o anúncio do evangelho. Ela ressaltou que vocação e trabalho andam juntos e a importância de nadar contra a correnteza, ser diferente.
Ziza questionou se é possível nos atualizarmos em um mundo pouco interessado em música de qualidade, afirmando que a beleza exige persistência e ela é um pontinho que muda tudo na cabeça das pessoas. Por fim, aconselhou a focar no resultado, pois nem todos têm paciência com o processo artístico, além de mostrar a seus lindos trabalhos.
“Viver para acreditar ”
O Evangelizar Summit 2024 reforçou a missão de integrar a fé às novas formas de comunicação, destacando a importância de adaptar a evangelização aos desafios do mundo digital, precisamos ser uma igreja em saída, pois…
“Nosso evangelizar tem que ser summit, tem que ter clareza para saber como evangelizar… é preciso fazer uma evangelização dentro de um contexto, acreditando na ação do Espírito Santo”. (Dom Edson Oriolo)