Primeiro quero destacar que a jornada da evangelização não se trata de um evento, mas, sim, de um conceito que trago para você, leitor do nosso blog. Este post poderá mudar a forma como você produz conteúdo para o site e redes sociais da tua comunidade.
Se você acompanha nosso blog, já deve ter lido o blog post: Marketing de conteúdo como processo evangelizador. Ele possui informações que podem ser um forte aliado para atrair visitantes para o site da tua comunidade e, consequentemente, aproximá-los da tua paróquia, congregação, instituto, etc.
Vamos avançar um pouco mais nesses conceitos. Para usar o marketing digital na evangelização é importante seguir todas as etapas compreendidas no processo. Elas são fundamentais para que o teu público-alvo saia da condição de não-assíduo para assíduo, praticante na comunidade cristã.
Uma das etapas desse processo é a jornada da evangelização, que no marketing digital secular é conhecida como jornada de compra. Adotamos essa nova nomenclatura com o objetivo de “cristianizar” as ações e, assim, enquadrá-las melhor na realidade pastoral.
A jornada da evangelização é um caminho que todo fiel irá percorrer até poder decidir por aderir a proposta que estamos fazendo a ela. Neste caso, uma vida nova em Cristo Jesus. Entenda melhor os estágios da jornada no gráfico abaixo:
Vamos conhecer cada estágio, colocando alguns exemplos práticos de como essa jornada da evangelização acontece:
1. Aprendizado e descoberta
No início, o evangelizando não sabe – ou não compreende muito bem – que tem um problema ou necessidade. Ele ainda está despertando o interesse por determinado tema. O objetivo neste momento é ter a atenção dele para, no futuro, estimular a descoberta de uma oportunidade.
Exemplo: Júnior é catequizando de Crisma e está estudando para o vestibular. Como não tem dinheiro para o cursinho resolveu pesquisar na internet formas de estudar em casa. Se a tua comunidade realiza uma Celebração especial na intenção dos vestibulandos, ou possui um cursinho pré-vestibular oferecido pela ação social da Paróquia, você pode oferecer, neste momento, um artigo no site da comunidade com o tema: “Dicas de como estudar para o vestibular em casa”.
Por se tratar de um tema do seu cotidiano, Junior poderá encontrar esse artigo por meio de sites de busca, redes sociais ou o envio de e-mail marketing, a partir do banco de dados que a Paróquia eventualmente venha a ter de um cadastro, seja de dizimistas, de um encontro de jovens ou do grupo de oração.
2. Reconhecimento do problema
Aqui o evangelizando já se aprofundou um pouco mais no tema e percebe que tem um problema ou oportunidade. O objetivo agora é “gerar” essa necessidade, ou melhor: revelar um problema que ele tem, mas que ainda não tinha consciência. A partir disso, ele começa a pesquisar e a estudar mais a respeito.
Exemplo: Júnior começa a notar que tem muitas dificuldades na organização do seu tempo para estudar e que precisa encontrar uma forma de melhorar seu desempenho nos estudos. Então, ele começa a procurar dicas de como organizar seus horários. Já no site da sua Comunidade foi postado um artigo: “Como organizar seu dia para estudar para o vestibular”. Com isso, o jovem acessa o conteúdo do site e ainda poderá assistir a um vídeo com as dicas, ou baixar uma planilha com um modelo prático de organização para os estudos.
3. Consideração da Solução
Agora que ele já reconhece suas necessidades, começa a pesquisar mais opções para solucionar seu problema. Aqui é preciso que ele identifique o que você tem a oferecer.
Neste caso, a Celebração da Missa especial aos vestibulandos e o cursinho pré-vestibular oferecido pela ação social da Paróquia é a oferta, e precisa ser considerada por ele como a melhor. Neste momento é importante criar um senso de urgência em procurar a comunidade.
Exemplo: Júnior percebe que estudar sozinho é muito difícil e que ele precisa de ajuda. Chegou a hora de apresentar a ele o que a comunidade tem a oferecer. Aqui o conteúdo útil pode ser: “Curso pré-vestibular gratuito é oferecido para a comunidade” e “Missa especial é celebrada na intenção dos vestibulandos”.
4. Decisão de adesão
No fim do processo, o jovem percebeu que fazer o cursinho pré–vestibular e participar da Celebração são as melhores opções que ele tem. Ele precisa tomar uma decisão. Este é o momento da adesão. Nesse estágio, deve-se mostrar para ele o que há de melhor na sua Comunidade, e que ela deseja participar deste importante momento da vida dele.
Exemplo: O jovem se interessou pelo curso pré-vestibular e pesquisa mais sobre o evento. Um artigo “Veja os alunos do nosso cursinho que passaram no vestibular em 2015” pode ajudá-lo a tomar a decisão de fazer parte do cursinho. Ou um outro post: “Testemunho do jovem que participou da Missa dos vestibulandos e alcançou a graça que esperava”.
Compreender as quatro etapas da jornada da evangelização é extremamente necessário para determinar quais conteúdos deverão ser criados. Somente conhecendo esses passos você poderá fazer o evangelizando evoluir até o fim do processo. Mas é fundamental esse processo seja feito antes mesmo de iniciar a produção de conteúdo.
Gostou do nosso material? Curta e compartilhe!
Jean Ricardo
Empreendedor na evangelização, apaixonado por planejamento e marketing digital. É CEO da Dominus Evangelização e Marketing, comanda o time de evangelizadores. O seu coração está na evangelização!