O funil da evangelização é um modelo estratégico das etapas que uma pessoa deve percorrer durante a sua jornada evangelizadora. Essas etapas vão desde o primeiro contato da pessoa com a comunidade paroquial até o seu engajamento permanente na vida pastoral.
Sabemos que o mundo vive uma constante transformação e que por esse motivo também a forma de evangelizar precisa continuamente se transformar. Não se trata de alterar a mensagem do evangelho, mas sim a forma que essa mensagem pode ser transmitida.
Pensar o processo evangelizador é fundamental para alcançar maior resultado em toda ação evangelizadora da comunidade. Pensando nisso, apresento para você uma proposta que desenvolvi baseado na metodologia do Funil de vendas.
Para cada etapa existem gatilhos cujo objetivo é levar a pessoa a percorrer a sua jornada da evangelização. Abaixo apresento o funil e suas etapas, cada uma deles está diretamente ligada a fase que cada pessoa se encontra na jornada.

Topo do funil está para a etapa aprendizado e descoberta
No início o evangelizando não sabe – ou não sabe muito bem – que tem um problema ou necessidade. Ele ainda está despertando o interesse para determinado tema. O objetivo neste momento é ter a atenção dele, o foco será sempre levar ele a uma experiência positiva com Deus por meio de ações querigmáticas que o estimule a uma profunda experiência com o amor de Deus.
No meio do funil está para a etapa reconhecimento do problema e consideração da solução
Nesta fase estamos lidando com pessoas que estão na igreja buscando resolver seus problemas ou simplesmente porque sentem-se amadas por Deus. Neste momento é preciso despertar nelas o interesse por aprofundar as experiências vividas na etapa anterior. Aqui não queremos empurrar para ela um serviço pastoral ou a participação nas reuniões pastorais. O foco é levá-la ao aprofundamento da sua experiência pessoal com Deus.
O fundo de funil está para a adesão
Nesta fase as pessoas evangelizadas estão prontas para serem inseridas em um contexto pastoral. Temos já visível a oportunidade de tê-las servindo a igreja.
Aqui há uma relação de confiança e entendimento de que ela deixou de ser um evangelizando para ser o evangelizador. Trata-se da experiência “recebestes de graça, de graça dai!” (Mt 10,8).
Abaixo apresento o funil com algumas atividades que podem ser propostas em cada etapa do funil:

Espero que tenha ajudado você!
Jean Ricardo
Empreendedor na evangelização, apaixonado por planejamento e marketing digital. É CEO da Dominus Evangelização e Marketing, comanda o time de evangelizadores. O seu coração está na evangelização!
2 Comments
Salve Maria!
Irei começar hoje minha reunião na comunidade com este pontapé inicial e completo.
O Espirito Santo nos ilumine.
São Miguel,Sao Gabriel, SÃO Rafael. Todos os Santos e Santas de Deus juntos com o nosso anjo da guarda , vombatei e rogai por nós.
Sagrada familia de Nazare a nossa família vossa é…
Quero receber se.pre todas as novidades.
Obrigada