Que a comunicação deve ser uma prioridade na Igreja, isso todos nós que evangelizamos precisamos ter claro. Mas como estruturar uma comunicação estratégica? Ou então como uma Congregação Religiosa deve organizar e gerir a sua comunicação?
Antes de tudo, o Planejamento de Comunicação é um recurso fundamental para as instituições que desejam crescer na evangelização. Assim ele não deve ser um privilégio apenas para grandes empresas e agências de marketing.
Sobretudo é fundamental que instituições católicas profissionalizem suas ações de comunicação. Afinal a comunicação estratégica não só melhora os resultados da divulgação dos serviços pastorais, como amplia a visão estratégia da organização.
Da mesma forma, um bom plano de comunicação contribui de forma significativa para a mudança do “negócio”. Ele pode transformar nossa forma de evangelizar, possibilitar o nosso crescimento e principalmente fortalecer o anúncio do evangelho.
O que é um Planejamento de Comunicação ?
Para compreendermos melhor o que é um plano de comunicação é preciso primeiramente falar sobre o que é um planejamento estratégico. Aliás, no Livro ‘Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada’, a autora Margarida Maria Krohling Kunsch faz a seguinte definição:
“O planejamento constitui um processo complexo e abrangente. Possui dimensões e características próprias, implica uma filosofia e políticas definidas e é direcionado por princípios gerais e específicos. Não é algo “solto”e isolado de contextos. Está sempre vinculado a situações e realidades da vida de pessoas, grupos e das demais diversas organizações e instituições da esfera pública e privada. Acontece em nível macro, quando é orientado para países e regiões, e em nível micro, quando é destinado às organizações individualizadas.”
Portanto, um planejamento estratégico é um processo estruturado e muito bem definido que irá direcionar todos os esforços para objetivos e metas previamente definidas. Dessa maneira, ele funciona de forma integrada dentro das organizações e pode ser aplicado nos mais diversos tipos de instituições, também na sua congregação religiosa.
Nesse sentido, um bom planejamento de comunicação deve também ser construído a partir da visão de futuro da organização. Dessa forma, é esse planejamento que irá orientar todas as ações de comunicação de sua instituição.
Ter um bom planejamento de comunicação é fundamental para as congregações religiosas, só assim será possível alcançar maiores resultados evangelizadores.
Passos para elaborar um bom Planejamento de Comunicação
Para o desenvolvimento de um bom plano de comunicação, podemos aproveitar o mesmo processo metodológico do planejamento estratégico. Por isso, a seguir apresentamos algumas etapas fundamentais para o desenvolvimento de um bom plano.
1ª Etapa: Pesquisa e construção do diagnóstico
Antes de tudo, para realizar um Planejamento de Comunicação é preciso fazer um bom diagnóstico. Logo, esta etapa resume-se em conhecer a fundo a sua congregação. Para isso é preciso identificar sua estrutura organizacional atual, público alvo, a missão, visão, valores e serviços oferecidos. Do mesmo modo, deve-se identificar tudo o que diz respeito à sua congregação.
Também nessa etapa é fundamental olhar a fundo o cenário onde a organização está inserida. Logo, uma análise externa bem detalhada é fundamental!
Geralmente quando a organização possui um planejamento estratégico elaborado, os dados oferecidos nele serão também usados para a construção do diagnóstico da comunicação.
2ª Etapa: Construção do planejamento de comunicação
Com o diagnóstico pronto, agora você pode começar a trilhar a construção do plano de comunicação. Por isso será preciso definir alguns elementos fundamentais, vejamos:
- Definir a missão, visão e valores da comunicação;
- Estabelecer a filosofia e políticas da comunicação;
- Determinar os objetivos e metas;
- Fazer o esboço das estratégias adotadas;
- Criar os projetos;
- Fazer o plano orçamentário;
3ª Etapa: Gestão estratégica da comunicação
Por fim, essa última etapa tem a ver com a execução e avaliação do plano. É nesta fase que será colocado em prática tudo que foi planejado.
Por isso, uma questão importante a ser observada aqui, é o fato de boa parte das congregações não possuírem um departamento de comunicação. Frequentemente, as entidades religiosas delegam apenas um religioso que também possui outras atividades e que acaba não priorizando as ações da comunicação.
Portanto, recomendamos a criação de um departamento ou secretaria de comunicação com profissionais da área. Assim, toda a construção e gestão do plano de comunicação será feita por eles.
Então, nesta etapa temos algumas ações importantes que devem ser executadas:
- Divulgação do plano;
- Implementação;
- Controle de ações;
- Avaliação dos resultados.
Estrutura de um Plano de Comunicação
Para ajudar você, apresento abaixo uma estrutura básica para a construção do plano de comunicação da sua congregação. Ao passo que essa é uma proposta, você pode fazer as adequações necessárias a sua realidade:
- A organização
1.1. Dados gerais da congregação;
1.2. Governo;
1.3. História;
1.4. Serviços evangelizadores prestados;
1.5. Missão, visão e valores
- O projeto
2.1. Apresentação do plano;
2.2. Objetivos estratégicos;
2.3. Metas;
2.4. Público alvo;
2.5. Estratégia geral;
2.6. Projetos; (aqui devem ser inseridos os planos de ação)
2.7. Planejamento orçamentário
2.8. Conclusão
- ANEXOS
Por fim…
Espero que este conteúdo tenha ajudado você. Também gostaria de dizer que ele não encerra o tema, pois o desenvolvimento de um planejamento de comunicação possui muitos detalhes e você pode aprofundar esse vasto tema ao longo do tempo.
Jean Ricardo
Empreendedor na evangelização, apaixonado por planejamento e marketing digital. É CEO da Dominus Evangelização e Marketing, comanda o time de evangelizadores. O seu coração está na evangelização!
2 Comments
quando foi lançado esse conteúdo de planejamento de comunicação? queria usa-lo em uma atividade de faculdade
Bom dia, foi publicado no dia 15/06.2022