A quantidade de catequizandos na sua paróquia não cresce, as turmas de primeira eucaristia têm poucas crianças e, por consequência, na crisma tem menos gente ainda. Você já tentou de tudo e nada resolveu? Já pensou que pode ter faltado algo em sua análise e isso não está permitindo que você enxergue claramente a solução?! Pois eu te digo, há uma solução simples e prática par aumentar o número de crianças e jovens na catequese da sua paróquia: o planejamento Estratégico!
O nome é complicado, mas na prática é muito legal.
Uma técnica de planejamento e ação
Estamos falando de uma ferramenta desenvolvida por um grupo de instituições que não têm nem tempo, nem dinheiro a perder, pois cada centavo é suado e faz toda a diferença: as empresas!
Quando olhamos para realidade das nossas paróquias o que conseguimos enxergar em boa parte delas?
- Falta de dinheiro suficiente para tudo o que precisa ser feito;
- Desperdício de dinheiro com investimentos e obras que não dão o resultado (ou retorno?) esperado;
- Abandono de bons projetos toda vez que há a troca de uma liderança ou pároco;
- Sentimento de que a paróquia está dando voltas e não sai do lugar.
Quantas coincidências. As empresas e as paróquias têm muito em comum. E nenhuma há dinheiro sobrando para desperdiçar. Se as empresas que até têm produtos e serviços feitos para serem vendidos precisam de ferramentas que as ajudem a economizar para ganhar mais, quanto mais a sua paróquia, não acha?!
É preciso uma auto-avaliação
Planejar é muito mais do que se perguntar “que dinâmicas faremos ano que vem na catequese?”. Planejar é muito mais do que exclamar “meu Deus, eu preciso de 10 catequistas e só temos duas! Como vamos conseguir mais catequistas?”.
O bom planejamento de uma paróquia, catequese, pastoral, movimento, começa com uma auto-avaliação sincera e profunda fazendo as perguntas certas. E quase sempre as perguntas certas não têm respostas fáceis.
A pergunta inicial a ser feita é “por que temos poucos catequizandos?” Se pararmos nesta pergunta, as respostas serão as de sempre: “Os pais não se preocupam com a educação religiosa dos seus filhos”; “os jovens não querem compromisso”; “a culpa é da televisão…” e assim por diante. Essas respostas repetem frases prontas de quem não quer reconhecer sua parcela de culpa para o fracasso da catequese.
4 perguntas indispensáveis para começar
As técnicas de planejamento estratégico nos guiam por quatro caminhos que nos permitem fazermos perguntas mais profundas e certeiras para entendermos o problema real que, neste caso, a catequese está passando.
As quatro perguntas são: 1) Onde estamos acertando? 2) Onde estão os possíveis erros? 3) Que situações fora da paróquia ou da pastoral da catequese estão prejudicando o desenvolvimento das turmas de catequese? e; 4) Que situações fora da pastoral da catequese podem ser aproveitadas para que cresça o número de catequizandos?
Ao pensar as duas primeiras perguntas sobre onde a pastoral da catequese está acertando ou errando, você deve se perguntar quais são os números concretos da pastoral. Isso mesmo: números! E números na história!
Dez anos atrás havia 600 crianças na primeira eucaristia. Ano passado tiveram 10 e este ano temos 30 crianças matriculadas. Isso é um crescimento ou uma queda? É claro que é uma queda.
Com relação à terceira pergunta vocês precisam olhar em volta da pastoral, olhar em volta da paróquia e se perguntar o que está acontecendo no entorno que esteja prejudicando a catequese. Da mesma forma, quais são as situações externas à pastoral da catequese que podem ser aproveitadas para expansão e fortalecimento da pastoral da catequese. Grupo de teatro na paróquia, quadra de esportes dentro da área da igreja, acampamentos, festas e convivências entre a juventude paroquial, e muitas outras coisas.
Anote todas as respostas e debata com sua equipe de catequese, vocês verão que ideias novas irão surgir para a catequese da sua paróquia. Você também pode sugerir ao seu pároco para a sua comunidade participar do Programa de Aceleração da Evangelização e potencializar todas as pastorais. Clique no banner para conhecer o Programa:
Jean Ricardo
Empreendedor na evangelização, apaixonado por planejamento e marketing digital. É CEO da Dominus Evangelização e Marketing, comanda o time de evangelizadores. O seu coração está na evangelização!