O primeiro dia do evento sediado na Faculdade Paulus de Comunicação em parceria com a Dominus chegou ao fim e com ele grandes aprendizados para a caminhada de evangelização.
Ao longo do dia tivemos diversas palestras, sendo a primeira delas com Jean Ricardo, o fundador da Dominus Evangelização e Marketing, com o tema “Que legado queremos deixar”. Um momento de profunda reflexão que trouxe consigo uma pergunta:
“Como nós, evangelizadores, transformamos os dias comuns das pessoas em dias extraordinários, que mudam não só a vida das pessoas, mas das futuras gerações?”
Link da Plenária 1: Aspectos-chaves para um legado evangelizador
Após um breve intervalo para o café, tivemos a Plenária 2 com Tom Corcoran, palestrante altamente respeitado, que compartilhou sua experiência no ministério paroquial e deu 4 princípios básicos para uma boa comunicação na igreja, para transformar problemas grandes com 4 pequenas soluções, para sair da zona de conforto.
“Devemos alcançar pessoas perdidas para igreja, dar novos incentivos com amor, para que as pessoas conheçam e amem Jesus”.
Link do Plenária 2: Como despertar os fiéis e tornar a Igreja relevante
Após o intervalo, tivemos a Plenária 3, também com Tom Corcoran, que abordou a importância de “Criar uma boa experiência de Final de Semana”. Ele destacou que as pessoas buscam experiências agradáveis e memoráveis. Ele argumentou que não podemos permitir que as pessoas se sintam entediadas com um evangelho sem vida, desconectado de uma relação pessoal com Cristo, pois isso desliga a igreja com o mundo que precisa dela. Além disso , apresentou dicas para trazer essa boa experiência para as pessoas na paróquia
“A experiência do final de semana é a mais importante para as pessoas entrarem na vida paroquial, sejamos acolhedores para trazer mais pessoas para o reino”.
Link da Plenária 3: Criando uma ótima experiência de Fim de Semana na Igreja
Na palestra “Inteligência Artificial na Vida Pastoral: Aliado ou Vilão da Evangelização”, Robson Pinheiro, especialista em Posicionamento Intencional e Storytelling e atua como mentor e consultor de marketing , abordou a história, evolução e os desafios da inteligência artificial no meio paroquial, além de enfatizar que Deus nos fez à sua imagem e semelhança e somos únicos. Deus respeita a individualidade de cada um. A inteligência artificial, ao interagir conosco, também pode ser programada para reconhecer e respeitar sua individualidade, oferecendo uma comunicação personalizada.
Mas como fazer isso para melhor ajudar no ambiente paroquial? “Será que tudo é perfeito na inteligência artificial?”
Link da Plenária 4: 3 coisas para ter precisão no uso da Inteligência Artificial na vida pastoral
Trilhas de comunicação no Evangelizar Summit
As trilhas de comunicação no Evangelizar Summit destacaram estratégias modernas para a evangelização que podem ajudar no dia a dia os evangelizadores:
Lydiana Rossetti focou na integração de canais através de uma abordagem omnichannel, enfatizando a importância de mensagens claras e relacionamentos autênticos para conectar os fiéis de forma inspiradora.
Padre Rodrigo Hurtado e Bruno Galetti abordaram a evangelização digital, destacando o uso de mídias digitais e a internet para criar espaços de oração virtual e conteúdos formativos.
E entre os palestrantes do dia também tivemos o Psicólogo Pierre Patrick, que trouxe estratégias de cuidado e prevenção para líderes religiosos e comunidades.
1 Comments
Muito bom, esse momento de evangelização gostaria muito de participar, para trazer conhecimento para minha comunidade.