E na prática, o funil da evangelização funciona mesmo? - Dominus Comunicação

E na prática, o funil da evangelização funciona mesmo?

No primeiro dia de Evangelizar Summit, a Jornalista e Gestora de Conteúdo da Dominus, Lydiana Rossetti explanou em sua palestra, a segunda temática do evento: o Funil da Evangelização.

Quem já acompanha os conteúdos da Dominus há algum tempo, sabe que esse é um tema que abordamos com frequência em materiais, cursos e palestras,  mas que sempre podemos descobrir novos insights para colocar em prática.

Em suma, o Funil da Evangelização é um modelo estratégico, com etapas que uma pessoa deve percorrer durante a sua jornada evangelizadora. Essas etapas vão desde o primeiro contato com a comunidade, até o engajamento permanente na vida pastoral. 

Leia mais sobre o Funil de Evangelização aqui 

Todo o seu modelo foi retirado da metodologia do marketing e vendas, que produz um funil de relacionamento, mas que serve para guiar clientes em potencial, que seguirão em um caminho dentro da jornada de compra de uma empresa, até adquirir o serviço ou produto. 

Com o mesmo empenho que uma organização utiliza-se dessa estratégia de venda, Instituições Católicas, Comunidades, Paróquias e Congregações, não só podem como devem usar o Funil da evangelização para “fidelizá-las a Jesus Cristo” e inserirem os fiéis em um contexto pastoral.

Os participantes do Evangelizar Summit puderam aprofundar no tema e compartilhar experiências práticas, que até mesmo já foram aplicadas em suas realidades.

 

O funil da Evangelização na prática

 

Um ótimo exemplo de como o Funil da Evangelização Funciona na prática foi partilhado pelo Padre Wallace da Diocese de Leopoldina, que atualmente também participa do Programa de Aceleração da Evangelização da Dominus. Ele começou aplicar a metodologia na Catedral em que atua e contou como foi a sua primeira experiência:

“Na última aula do Programa, vimos um pouco do conteúdo desta palestra. Até que o Jean falou dessa etapa de fidelizar e tal… E ele comentou da importância de ter os dados de quem foi batizado, para entrar em contato com a família depois… Então eu pensei vou testar esse negócio!”

Então, no domingo eu tinha que celebrar os Batizados, e normalmente eu já tiro uma foto depois com cada família e cada criança batizada.

Na segunda-feira, pedi para a minha secretária enviar as fotos para os pais de cada criança de maneira personalizada, com o nome dos pais, da criança, com uma mensagem também personalizada e afetiva, dizendo que estávamos felizes com o batizado em nossa Catedral, perguntando se havia corrido tudo bem. Além disso, dissemos a eles que estamos rezando por eles, pela família, e que qualquer necessidade estamos à disposição!

E ontem, eu recebi da minha secretária, a programação da semana com as pessoas que solicitaram atendimento de confissão e aconselhamento. E adivinha quem estava na lista?
O pai de uma das crianças que batizamos  no domingo!

Isso porque ele viveu cada uma das etapas do funil da evangelização e sentiu-se acolhido!

Agora eu já estou até pensando qual a próxima etapa, qual a próxima mensagem para esse pai, para incluí-lo em uma pastoral da catedral!”

 

Diversos outros momentos de partilha enriqueceram essa palestra do Evangelizar Summit, mas a principal mensagem do dia foi:

O Funil da Evangelização dá certo e pode ser aplicado aí na sua realidade! 

Então, que tal você também aprender mais sobre essa metodologia para que a sua comunidade cresça na evangelização?

 

Ainda sobre o Evangelizar Summit confira 4 frases de Dom Edson Oriolo sobre a evangelização

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *